Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quarta-feira, 2 de março de 2016

A importância dos livros na alfabetização infantil.



Todo mundo sabe como é o universo infantil. A imaginação de uma criança é incrível. O brincar é uma atividade natural, e o aprendizado contido nele é fantástico.

É do saber de todos, que o universo imaginativo delas, extrapola a compreensão dos que estão em sua volta, e muitas vezes ficam horas e horas, como num transe, vivendo o fantástico mundo desta incrível fase da vida de uma pessoa.

Os livros infantis são um grande aliado no processo de alfabetização das crianças, uma vez que, desde o ventre da mãe, os pais já contam histórias, falam palavras agradáveis, preparam o ambiente, para que a criança cresça e desenvolva suas habilidades, respeitando cada etapa de sua vida.

É fundamental que os pais tenham este costume, de ler para seus filhos. É muito comum ver grandes empresas fazendo campanhas de incentivo à leitura. E entre vários projetos, citamos a fundação Itaú, que criou a campanha, ler para uma criança, isto munda o mundo. Clássicos da literatura atravessam gerações e, vão transformando o universo de cada um de nós, e neles descobrimos o mundo em aventuras incríveis, mas a tecnologia chegou e os livros foram perdendo espaço de certa forma.

Hoje é comum ver crianças desde cedo já mexendo com a tecnologia, antes mesmo de falar, muitos já manipulam celulares e tabletes, Pcs, e muitas famílias correm o risco de atropelar etapas fundamentais, na alfabetização de seus filhos.

Mas em pleno séc. XXI é possível manter este contato com o livro? Claro que é, e isto depende de cada pai e mãe, e do que se propõem com seus filhos. É claro, que exigirá um esforço grande, mas criar filhos sempre foi um enorme desafio, seja em qualquer tempo, ou era.  

Várias ferramentas, aplicativos, escolas trabalham para que esta geração, que já nasce conectada seja alfabetizada da melhor forma possível. Um aplicativo que me chamou a atenção é o Timokids, que é um aplicativo de histórias e jogos educativos focado neste público já conectado. Em conversa com a CEO fundadora, Fabiany Lima, ela disse que o app não substitui o livro, mas é um aliado, e que tanto escolas, creches, como os pais, precisam integrar todas estas ferramentas disponíveis, “O aplicativo é o meio utilizado para estimular e tornar a leitura dos livros mais interessantes” disse ela.

Como pai e educador, vejo como enorme desafio integrar tudo isto, e como tenho três filhos, gosto de intercalar as atividades, como hora da história, hora da arte, que é quando juntos colorimos, ou criamos alguma arte manual, tirando fotos e depois postando em alguma rede social, que eles gostam muito, temos o tempo do jogo online, ou no vídeo game, além de incentivar as brincadeiras comuns do dia a dia. Temos um espaço na casa onde a tecnologia não pode entrar, nossa biblioteca, e quem reina é o livro, lá temos coleção de vários autores, espaço para fazer atividades manuais, e claro um lugar que precisa ser bem atrativo para a criança.

Enfim, o livro seja físico ou digital, precisa ser comum nos lares de todos. A criança poder ir ao shopping e comprar um livro, ou ir no play store e baixar um, precisa combinar e está vivo em nosso dia a dia, pois o futuro de nossos filhos depende disto, e é minha e sua a responsabilidade de colaborar com a imaginação criativa de nossos filhos, para que possam viver esta fase da melhor forma possível, e ser construído um futuro sólido para os grandes desafios da vida!



Eduardo Carolino.

Conheça nosso livro Os Desafios dos Professores em Sala de Aula.

Eduardo.carolino@gmail.com
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: