Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

quinta-feira, 24 de março de 2016

6 ETAPAS PARA TORNAR MATEMÁTICA UM CONTEÚDO MUITO FÁCIL!



Projeto Matemática é Muito Fácil!





Objetivo Geral: Contextualizar a matemática ao dia-a-dia das pessoas, fazendo com que o aprendizado se torne fácil e agradável.

AS ETAPAS:
        1. Desmistificar o conceito que matemática é difícil de se aprender;
     2. Fazer entender que o português é uma parte fundamental do aprendizado matemático;
     3. Mostrar como a observação do mundo e sua interpretação tem tudo a ver com matemática;
       4. Provar que a educação financeira das crianças introduz os mesmos no universo matemático;
       5.  Explorar as Artes e o Esporte para a contextualização da matemática;
    6. Utilizar o Empreendedorismo para explorar as ferramentas e o pensamento matemático.
 


Ao longo da história da humanidade, o ensino da matemática sempre foi um desafio tanto para os pensadores, quanto para quem estava recebendo as informações.

O objetivo dos filósofos, pensadores, cientistas, seja quem se interessasse pelo estudo, era de relacionar e quantificar os acontecimentos em sua volta. Os cientistas queriam provar a existência das coisas e, para tanto, utilizavam a matemática para equacionar e esquematizar todos os fatos ocorrentes na história dos homens.

O objetivo principal deste projeto é trazer esta realidade que muitas vezes é abstrata e de difícil compreensão para o dia-a-dia dos alunos, tornando a compreensão e o aprendizado uma aventura, e tal aventura faz com que a matemática se torne uma ciência fácil e interessante.

Para muitos alunos e até professores e pedagogos, a matemática não tem nada a ver com o dia-a-dia, o que não é verdade, pois tudo em nossa volta, o universo, tudo é matemática, e de alguma forma está equacionado com o objetivo de simplificar seu entendimento.

Este é o grande ponto do projeto. A matemática existe para facilitar a compreensão do mundo e não o contrário. Mas como fazer isto em pleno séc. XXI?

Para responder esta pergunta e mostrar isto na prática dividi este projeto em 4 etapas. Cada uma delas contempla fases, que entendemos fundamentais para o despertar do ensino e aprendizagem da matemática, tornando-a fácil. Isto porque a grande questão ligada ao ensino deste conteúdo está na capacidade de fazer os alunos pensarem, já que temos um sistema que atua desde a colonização, que não era e não é interessada que a população pense, pois a partir deste momento começará a questionar a ordem das coisas e isto incomoda os políticos e o sistema governamental que temos hoje.

O pensamento crítico é o grande caminho para tornar o estudo da matemática em uma tarefa agradável e prazerosa e assim, a matemática se tornará um conteúdo muito fácil.


Professor, consultor e Palestrante

Embaixador Educacional

Coaching pra Jovens

http://www.coachingeparajovens.com/
31-92804688 WhatsApp
@educarolino
santoslimaconsultoria.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/slgestao
 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: