Transformar a Educação!

Transformar a Educação!
Estamos Reinventando a Educação.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

5 PERFIS QUE TODA ORGANIZAÇÃO PRECISA!


Como vai pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje quero falar de um tipo de equipe que todo empreendedor precisa. Não só o empreendedor, mas que toda organização necessita ter tais perfis, pois contém as características fundamentais para o sucesso de um negócio.

Analisamos muitos comportamentos de empresas de sucesso, e verificamos que trazem consigo pelo menos 5 perfis profissionais que são fundamentais. Estou colocando um breve resumo para que fique didático, e todos possam entender como cada um funciona, e como ele afeta todos os processos nas organizações, seja de qual tamanho for ou seguimento.

Vamos citar cada um e já explicar sua função no processo de gestão do negócio e seu impacto. Veja a seguir!




#1 Perfil Gerente Geral: Tal perfil diz respeito da pessoa que tem a visão do todo. É aquele com visão sistêmica, que consegue ver toda cadeia de processos, que passa por todos os setores da organização. 
Geralmente é uma pessoa multidisciplinar, líder por natureza, carismático, intenso, aglutinador, e que arrasta multidão com seu exemplo e sua visão. Ele sempre conduz e delega à sua equipe os caminhos para alcance dos resultados. Sem este perfil o projeto, a organização, o negócio fica meio solto, e os resultados são limitados. Este perfil é fundamental e geralmente é o próprio empreendedor, mas isto não é uma regra, e muitos donos de empresas comentem este erro, imaginando que ele tem esta característica e não a tem, e se não tem busque quem tem este perfil sem medo, sem preconceito.

#2 Perfil Financeiro: Este perfil é bastante crucial nas organizações. Muitas empresas vão à falência por falta de ter uma pessoa assim. Geralmente pode ser o empreendedor, mas não necessariamente, pois é preciso ter um controle absoluto sobre a questão do dinheiro na empresa. 
Este perfil tem haver com aquela pessoa bem pão dura, não miserável, que fique claro, mas que seja bem controlada, que dê o valor ao dinheiro de forma correta e que seja quase impossível tirar algum valor dele. É preciso que seja a pessoa muito chata, quase ao extremo em relação ao bom uso e retorno de cada centavo da organização, controlando o desperdício, e cobrando  de cada um dos setores das organizações o bom uso e a boa economia de cada moeda. Este perfil vai garantir a saúde do negócio, e poderá cobrar resultados de cada área, o dinheiro investido ali. Esta pessoa sabe lidar e fazer render o dinheiro confiado a ela.

#3 O Perfil Vendedor: Do que adianta alguém que controle bem o dinheiro se não tem quem o trás para a organização?
Além do investimento de capital que toda empresa precisa no inicio de suas atividades, ou durante no decorrer dos anos, o melhor método de captação de recursos são as vendas. Se não tiver um bom vendedor por trás do negocio e do projeto não adianta quase nada. Tal perfil é fundamental, como cada um dos outros, mas o vendedor com sua equipe de vendas é vital para que entre dinheiro, pois sem ele do que adianta uma boa ideia?
Você não precisa nascer um vendedor, há diversas técnicas que podem ser aprendidas, mas existe um DNA de vendas que é necessário demais, e ter alguém na equipe com este DNA é crucial para o sucesso do negócio. Tem um vendedor ai?

#4 Perfil Operacional: Boas ideias, alguém que controle o dinheiro, alguém que venda bastante, mas é preciso ter na equipe pessoas que realmente coloquem a mão na massa. Fazer acontecer, desembolar pra valer. É fundamental o "trator de Esteira" o "carregador de piano", desculpe os termos, mas é isto mesmo. Muitos bons negócios e boas idéias não saem do papel porque geralmente não tem quem faz acontecer. 
Nem todo mundo põe a mão na massa, temos dois tipos de funções nas organizações, função tática e função operacional. A primeira tem haver com o pensar, com a estratégia, com o desenho dos processos, com mapear, com construir o caminho, estes são os pensadores, agem mas em funções táticas do negócio. e tem as funções operacionais, e estes pegam a estratégia pensada e colocam para funcionar, e em muitas organizações tem pessoas erradas no lugar errado, e é cobrado delas algo que não tem haver com elas. O papel de reconhecer quem é quem é do perfil número 1, é uma habilidade dele de escolher e montar sua equipe com as devidas características e então ter resultados de excelência.

#5 Perfil Comunicador: Há sim uma diferença entre vender e comunicar. As vendas é uma parte da comunicação feita pela organização. Este perfil faz com que toda a comunicação flua de forma horizontal e na velocidade certa entre todos os departamentos da empresa e pessoas envolvidas no processo. Esta comunicação é interna e externa, ela utiliza o meio online e o meio offline, ela alcança as personas desejadas, ela comunica com toda cadeia e todos stakeholdes envolvidos. É o Marketing de fato, e ele não pode jamais traçar objetivos e metas sem está alinhado com todos os setores da organização. Não adianta o vendedor vender bastante se a produção não cumpre prazos, ou se a meta de vendas não cobre o orçamento da empresa, ou seja, é preciso que se conheça e se comunique as intensões, as metas traçadas e a visão do negócio a todos, pois se conheço a missão e a visão e sigo meu líder, o resultado é certeiro.


Verifique se sua empresa, seu projeto, sua equipe possui estes perfis. Se você verificar que falta algum, ou que não está claro quem é quem busque desenvolver isto o mais rápido possível.

Não necessariamente o empreendedor terá todos estes perfis em uma só pessoa, ou em si mesmo, já vimos lideres que possuem várias características, mas não é regra, lembre-se disso. E não tenha medo de partilhar sua visão com pessoas assim, entenda que tudo acontece melhor quando se tem pessoas engajadas e envolvidas, basta que você dê a eles a medida correta de sua visão para que eles vistam a camisa com você.  

Tenham todos um bom trabalho e vamos fazer acontecer!

Professor, consultor e Palestrante
Embaixador Educacional
Coaching pra Jovens
31-992804688 WhatsApp

@educarolino

https://www.facebook.com/slgestao


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: