Conheça cinco
pessoas que revolucionaram a educação
1 –
Juan Amos Comenius
O primeiro desta lista também é o
mais antigo dela. Viveu durante um período bastante medieval, principalmente no
centro da Europa. Alguns chamam Comenius de pai da dialética moderna, era um
pensador a frente de seu tempo. Compreendia as dores da miséria e da perda, por
esses motivos tentou a todo custo mudar o mundo pelo jeito correto,
transformando para melhor a vida das gerações futuras.
Juan Amos deixou mais de 200 obras, mas
seu principal feito para a educação está registrado na “Didática Checa” (1627).
Em suas obras, ele deixou claro suas ideais sobre a educação desde a infância
até o pós-universitário. Desejava formar pessoas críticas, “pessoas” porque em
uma época onde apenas os nobres e o clero tinham acesso à educação, Comenius
pregava a sabedoria para todas as classes sociais e gêneros.
2-
Jean-Jacques Rousseau
O homem do “O Contrato Social”, um
dos livros mais estudados pela filosofia e sociologia. Em sua obra mais famosa,
Rousseau dizia que o homem se tornou corrupto quando foi inserido na sociedade
moderna. A civilização destruiu o ser “puro” que estava em estado de natureza.
Ainda dizia que o homem nasce livre da “sujeira”, que se transforma quando
habita o social.
Talvez por isso Jean-Jacques tenha
tido tantos ideais para a educação. Sabia que através dela poderia mudar o
panorama da sociedade. Rousseau diz em suas obras que a criança não deve ser
tratada como adulta e que cada fase da vida tem suas particularidades, suas
características únicas e sabendo disso é que se deve trabalhar seu aprendizado.
3 –
Johann Heinrich Pestalozzi
Pestalozzi viveu um drama pessoal
feito por uma sociedade que promove a luta entre pobres e ricos. Johann
acreditava que a educação era capaz de tirar o homem da selvageria,
transformando-o em algo maior. Ainda afirmava que o lar era o melhor lugar para
a educação e que uma escola deveria se parecer com ele, pois assim seria
confortável ensinar de forma eficaz e prática.
4 –
John Dewey
Um expoente, ou o maior deles, na
educação pragmática. Dewey dizia que a ideia só serve se conseguirem ser
colocadas na prática. Um ensinamento de nada vale se não for acoplado em seu
dia a dia. John queria que a educação trabalhasse o raciocínio dos alunos
e seus espíritos críticos.
5-
Anísio Teixeira
No Brasil, Anísio atuou no campo da
educação no início e metade do século XX. Prezava o intelecto, contrapondo seus
pensamentos ao ensinamento de memorização. Objetivava a capacidade de
julgamento. Defendeu no país o ensino gratuito, público, laico e obrigatório.
Neste momento tão crucial que passamos em nossa nação, com a discussão da reforma do ensino médio, com a discussão da base nacional comum, com o resultados do PISA, e com as notas recentes do ENEM, mais do que nunca precisamos discutir sobre uma transformação por meio da educação.
A crise do sistema prisional prova que é preciso investir cada vez mais na formação humana.
E quais estão suas ideias para lutarmos por uma educação integral e mais humana?
Fonte: Canal do Ensino
Fonte: Canal do Ensino
Eduardo Carolino
Professor/Consultor/Palestrante.
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